Bulavet

Milhares de bulas de medicamentos veterinários

NOBILIS® IB MA5

INTERVET DO BRASIL VETERINÁRIA LTDA

Classes
Aves
Registro
5256/95
Responsável Técnico
Dr. Leonardo B. R. Costa - CRMV: SP 15.790.
Princípio(s) Ativo(s)

VAC. BRONQUITE INFECCIOSA

Fórmula

Cada dose da vacina contém no mínimo 10 3,5 DIOE 50 da cepa MA5 do vírus da bronquite infecciosa sorotipo Massachusetts.

Indicações

A vacina é indicada na imunização de aves frente ao sorotipo Massachusetts e sorotipos sorologicamente relacionados à bronquite infecciosa.

Dosagem

a. Vacinação por spray de gota grossa

A vacina deve ser reconstituída com água fresca, limpa, não clorada e sem qualquer desinfetante. O equipamento de spray deve estar limpo e sem restos de desinfetantes. Aplica-se o spray em número determinado de aves, a uma distância de 30-40 cm, preferencialmente quando as aves estiverem juntas e não expostas a luz solar direta. Pintinhos de 1 dia de idade, usar 250 ml de água para 1.000 aves e ajustar o spray para não produzir gotículas demasiadamente finas. Para aves maiores, usar 1 litro de água para 1.000 aves.

b. Instilação Intranasal e/ou Intraocular

Reconstituir a vacina com uma solução salina fisiológica e administrá-la por meio de um conta-gota. Instilar uma gota na fossa nasal ou no olho.

c. Administração pela água de bebida

Reconstituir a vacina com água fresca, limpa, não clorada e sem desinfetante. Quando reconstituída em partes iguais de água e leite fresco, a vacina conserva sua atividade por mais tempo. É necessário que a vacina seja consumida no máximo de 2 horas, após diluída. Recomenda-se um jejum de aproximadamente 2 horas antes da vacinação. Se for necessário, deve-se aumentar o número de bebedouros para facilitar a vacinação. Os bebedouros devem estar limpos, sem restos de detergentes e desinfetantes.

Dissolver 1.000 doses de vacina em tantos litros de água, de acordo com a idade em dias que tenham as aves, até no máximo de 40 litros. A vacina deve ser administrada nas primeiras horas do dia. Para a vacinação de um grande número de aves, recomenda-se fazer em grupos, com o objetivo de conseguir cada vez mais uma solução vacinal fresca. Quando a vacina é administrada utilizando um sistema central, deve-se trabalhar com muito cuidado.

Para um número de aves intermediáro entre as dosagens padrões, deve-se optar por dosagens mais altas.

nota

A administração por spray ou instilação óculo-nasal dão melhores resultados. Estes métodos devem ser utilizados preferentemente, quando se vacina pintinhos.

Administração

Vacinação por spray de gota grossa.

Instilação Intranasal e/ou Intraocular.

Administração pela água de bebida

Precauções

Lavar e desinfetar todos os equipamentos depois da vacinação. Quaisquer restos da vacina e frascos deverão ser queimados.

Vacinar somente aves sadias. Utilizar imediatamente após reconstituição.

Apresentação

Frascos de 1.000, 2.500 e 5.000 doses em embalagens coletivas contendo 10 frascos de 1.000, 2.500 e 5.000 doses.

Classe Terapêutica

VACINAS, CORANTES E DILUENTES (BIOLÓGICOS)

SAC
0800 70 70 512