Bulavet

Milhares de bulas de medicamentos veterinários

BAYTRIL INJETÁVEL 5%

BAYER S.A.

Classes
Bovino, Caninos, Caprinos, Felinos, Ovinos
Registro
2747/87
Responsável Técnico
Cristina Caetano Medeiros Jorge - CRMV: (SP) 12022
Princípio(s) Ativo(s)

ENROFLOXACINO

Fórmula

Cada 100mL contém: Enrofloxacino .................5g Veículo q.s.p. .................100mL

Indicações

Baytril Injetável 5% é um potente agente quimioterápico de ação bactericida pertencente ao grupo das quinolonas. Possui um largo espectro de ação antimicrobiana e distingue-se por uma rápida absorção, metabolização e distribuição no organismo. É um produto à base de enrofloxacino, molécula desenvolvida pela Bayer, com a vantagem especial de possuir uma elevada eficácia contra bactérias e micoplasmas resistentes a outras substâncias antimicrobianas. Modo de ação: Devido ao seu especial mecanismo de ação, as quinolonas recebem o nome de "Inibidores da Girase" bacteriana. Os "Inibidores da Girase" são substâncias que atuam diretamente sobre a enzima DNA-GIRASE, intervindo assim, ativamente no ponto central do metabolismo bacteriano. Isto provoca uma incapacidade de multiplicação das bactérias. Indicações: Baytril Injetável 5% atua contra as infecções dos cães, gatos, bezerros, cordeiros e cabritos, causadas por bactérias gram-negativas e gram- positivas, e micoplasmas, sensíveis ao enrofloxacino. É especialmente indicado nas: - Infecções dérmicas (piodermites) causadas por _ Staphylococcus intermedius _ , _ Staphylococcus aureus _ , _ Staphylococcus epidermidis _ , Escherichia coli _ , _ Pseudomonas _ spp. e _ Proteus mirabilis _ . - Infecções respiratórias (pneumonias) causadas por _ Pasteurella _ spp., Escherichia coli _ , _ Streptococcus _ spp., _ Klebsiella _ spp., _ Bordetella bronchiseptica _ , _ Staphylococcus aureus _ , _ Pseudomonas _ spp. e Mycoplasma _ spp. - Infecções entéricas (diarréias) primárias ou secundárias causadas por _ Escherichia coli _ e _ Salmonella _ spp. - Infecções do ouvido (otites) causadas por _ Pseudomonas _ spp., _ Staphylococcus _ spp., Streptococcus _ spp. e _ Proteus _ spp. - Infecções geniturinárias causadas por _ Escherichia coli _ , _ Staphylococcus _ spp., _ Proteus _ spp., Streptococcus _ spp., _ Pseudomonas _ spp., _ Enterobacter _ spp., Mycoplasma _ spp. e _ Klebsiella _ spp. - É também indicado no tratamento das onfaloflebites, das infecções pós operatórias decorrentes de castrações, laparotomias e lesões acidentais.

Dosagem

A dosagem terapêutica para cães e gatos é de 5,0 mg do princípio ativo por kg de peso, ou seja, 1 mL de Baytril Injetável 5% para cada 10 kg de peso corporal, uma vez por dia, durante 5 dias. Para bezerros, cordeiros e cabritos, a dosagem terapêutica é de 2,5 mg do princípio ativo por kg de peso, o que equivale a 1 mL de Baytril Injetável 5% para cada 20 kg de peso corporal. Recomenda-se a continuidade do tratamento por período não inferior a 48 horas após o desaparecimento dos sintomas.

Administração

Baytril Injetável 5% já vem pronto para o uso. Com auxílio de uma seringa e agulha, aplicar o produto por via endovenosa ou subcutânea.

Precauções

Interações medicamentosas: Evitar o uso associado de quinolonas com complexos vitamínicos ou soluções que contenham ferro, zinco, manganês e cálcio pois eles reduzem a absorção de enrofloxacino. Observações: Em testes clínicos de campo não foram relatados casos de claudicação ou problemas nas juntas de quaisquer raças. Entretanto, de acordo com estudos toxicológicos, o enrofloxacino é contra-indicado em cães de raças pequenas e médias durante a fase de crescimento rápido (entre 2 e 8 meses de idade). Nas raças grandes, este período poderá chegar a até 18 meses. Na dose terapêutica indicada de 5 mg/kg de peso corporal, 1 vez por dia, durante 5 dias, não foram encontradas reações adversas em gatos. Entretanto, estudos toxicológicos mostraram que alguns animais podem apresentar anormalidades visuais ao receberem doses acima de 20 mg/kg de peso corporal por mais de 4 semanas. Recomenda-se não exceder a dose terapêutica indicada para esta espécie. Não é recomendado o uso em gatos com menos de 8 semanas de idade. Quando da injeção por via subcutânea, eventualmente podem ocorrer reações locais. Por isso recomenda-se o uso de compressas quentes no ponto da aplicação, logo após a administração do produto. Período de carência: Suspender a medicação 7 dias antes do abate dos animais destinados ao consumo humano. Cuidados e instruções: Observar os cuidados normais de assepsia para injeções nos animais. Conservar em local seco e fresco, ao abrigo da luz solar direta e fora do alcance de crianças e animais domésticos. Não guarde ou aplique junto de alimentos, bebidas, medicamentos, produtos de higiene e domésticos. Venda sob prescrição e aplicação sob orientação do Médico Veterinário.

Apresentação

Frasco-ampola contendo 10mL.

Classe Terapêutica

ANTIMICROBIANOS GERAIS; ANTIFÚNGICOS E ANTIPROTOZOÁRIOS (COCCIDIOS, FLAGELADOS)

SAC
0800-701-55-46