Bulavet

Milhares de bulas de medicamentos veterinários

ENROPET

SESPO - DIVISÃO VETBRANDS SAUDE ANIMAL

Classes
Caninos, Felinos
Registro
6.943/99
Responsável Técnico
Dr. Cassio R. Murin - CRMV: 6.473
Princípio(s) Ativo(s)

ENROFLOXACINO

Fórmula

Cada comprimido de 50 mg contém:

Enrofloxacino (cloridrato) ................................................. 50,0 mg

Excipiente .......................................................... 150,0 mg

Cada comprimido de 150 mg contém:

Enrofloxacino (cloridrato) ................................................150,0 mg

Excipiente ...................................................... 450,0 mg

Indicações

ENROPET está indicado no tratamento de infecções em cães e gatos causadas por bactérias Gram-positivas e Gram-negativas, espiroquetas e micoplasmas.

ENROPET é eficaz no tratamento das:

  • Enterites (agudas, subagudas e crônicas), gastroenterites, diarréias e demais afecções do trato digestivo de etiologia infecciosa, causadas por: _ Escherichia coli, Salmonella spp. e Treponema sp. _
  • Infecções do trato respiratório, tais como: pneumonias, broncopneumonias e bronquites (agudas, subagudas e crônicas), causadas por: _ Bordetella bronchiseptica, Escherichia coli, Pasteurella spp., Streptococcus spp., Staphylococcus spp., Pseudomonas spp., Klebsiella spp., Mycoplasma spp. _
  • Infecções do aparelho genitourinário, tais como: nefrite, pielonefrite, cistite, orquite e prostatite, causadas por _ Escherichia coli, Staphylococcus spp., Streptococcus spp., Pseudomonas spp., Enterobacter spp., Proteus spp., Klebsiella spp., Brucella spp. e Mycoplasma spp. _
  • Otites causadas por: _ Staphylococcus spp., Streptococcus spp., Pseudomonas spp. e Proteus spp. _
  • Infecções dérmicas, tais como piodermites, causadas por: _ Staphylococcus aureus, Staphylococcus epidermidis, Staphylococcus intermedius, Escherichia coli, Pseudomonas spp., Proteus miriabillis. _
  • Outras infecções causadas por microorganismos sensíveis à enrofloxacina, tais como: tonsilite, onfaloflebite, osteomielite e endocardite estafilocócica, desde que o tratamento seja acompanhado por um Médico Veterinário e que a prescrição seja validada por um teste de sensibilidade bacteriana.
Dosagem

A dosagem terapêutica da Enrofloxacina para cães e gatos é de 5 mg por kg de peso corporal, equivalente a 1 (um) comprimido de ENROPET de 50 mg para cada 10 kg de peso corporal ou 1 (um) comprimido de ENROPET de 150 mg para cada 30 kg de peso corporal, uma vez ao dia, durante cinco dias consecutivos.

Em casos de infecções crônicas ou persistentes e, sempre a critério do Médico Veterinário, o tratamento poderá se estender por até 10 dias consecutivos.

Animais com peso inferior a 5 kg, administrar ½ (meio) comprimido de 50 mg.

Administração

ENROPET deve ser administrado diretamente por via oral, misturado à ração, carne ou qualquer outro alimento.

ENROPET possui em sua formulação um palatabilizante com o intuito de tornar o tratamento mais prático, ocorrendo de maneira mais natural possível, sem comprometer a rotina do animal, não havendo necessidade de jejum prévio e/ou qualquer alteração na dieta.

Precauções

Em testes clínicos de campo realizados com o produto, não foram observados problemas de locomoção nem lesões nas articulações em nenhum dos animais tratados, independentemente da espécie ou raça. No entanto, de acordo com estudos toxicológicos, a enrofloxacina é contra-indicada em cães na fase de crescimento rápido (de 2 a 8 meses) devido a relatos de lesões na cartilagem articular nesta faixa etária. Nas raças gigantes, este período poderá estender-se até os 18 meses. Não se recomenda seu uso em gatos com idade inferior a 2 meses. Pode ocorrer urticária ou prurido em animais hipersensíveis às Quinolonas. Deve ser usado criteriosamente e com acompanhamento constante em pacientes com insuficiência renal.

INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS

Deve ser evitada a associação de qualquer quinolona com complexos vitamínicos ou soluções que contenham ferro, zinco, magnésio, cálcio e cobre, já que estes compostos reduzem a sua absorção. Apresenta antagonismo quando associado com Cloranfenicol, Rifampicina, Tetraciclinas e Sulfas+Trimetoprim.

Proibida a venda fracionada do produto.

MANTENHA ESTE, OU QUALQUER OUTRO MEDICAMENTO, FORA DO ALCANCE DE CRIANÇAS E ANIMAIS DOMÉSTICOS.

CONSERVAR O PRODUTO EM LOCAL FRESCO E SECO, AO ABRIGO DA LUZ SOLAR.

VENDA SOB PRESCRIÇÃO E APLICAÇÃO SOB ORIENTAÇÃO DO MÉDICO VETERINÁRIO

Apresentação

Cartucho contendo 1 blíster com 10 comprimidos de 50 mg e cartucho contendo 1 blíster com 10 comprimidos de 150 mg, de acordo com a apresentação.

Classe Terapêutica

ANTIMICROBIANOS GERAIS; ANTIFÚNGICOS E ANTIPROTOZOÁRIOS (COCCIDIOS, FLAGELADOS)

SAC
08007700355