Bulavet

Milhares de bulas de medicamentos veterinários

DOCPET COMPRIMIDOS

COVELI INDUSTRIA E COMERCIO LTDA

Classes
Caninos, Felinos
Registro
1
Responsável Técnico
Dra. Maria Regina Diniz Granado - CRMV: CRF-RJ n.º3382
Princípio(s) Ativo(s)

CETOCONAZOLE

Fórmula

Cada comprimido contém:

Cetoconazol 200,0 mg

Excipiente q.s.p 350,0 mg

Indicações

Docpet Comprimido é indicado para cães e gatos no tratamento de infecções fúngicas causadas por _ Trichophyton mentagrophytes, Microsporum canis, Malassezia canis, Aspergillus fumigatus, Blastomyces dermatitidis, Cândida spp., Coccidioides immitis, Cryptococcus neoformans _ sendo efetivo no tratamento, tanto em micoses superficiais causadas por dermatófitos ou leveduras, como profundas com comprometimento sistêmico. O medicamento também pode ser usado no tratamento do hiperadrenocorticismo, por bloqueio da síntese do cortisol em cães com hiperadrenocorticismo pituitária dependente ou causado por tumor adrenocortical.

Dosagem

As possíveis alterações da posologia recomendada devem ser determinadas pelo Médico Veterinário.

Administração

Administrar por via oral, diretamente na boca do animal ou misturado ao alimento, segundo a posologia indicada.

Precauções

Efeitos colaterais:

O cetoconazol é bem tolerado, podendo ocorrer vômitos, diarréias, náuseas inapetência, prurido e alopecia. Verifica-se ainda a elevação de enzimas hepáticas, aconselhando-se, portanto, monitorar os efeitos hepatóxicos do cetoconazol através de dosagem sérica de alanina-transaminase (ALT). Em cães, há a supressão da síntese de testosterona e cortisol. Felinos são mais sensíveis aos efeitos tóxicos do cetoconazol que os cães.

Interações Medicamentosas:

Os antiácidos, cimetidina e ranitidina diminuem a absorção do cetoconazol. A fenitoína pode antagonizar sua ação. A rifampicina e isoniazida reduzem o efeito antifúngico. Mitotano e cetoconazol não devem ser administrado concomitantemente no tratamento do hiperadrenocorticismo, pois os efeitos adrenolíticos do mitotano podem ser reduzidos, pela inibição do cetoconazol sobre as enzimas do citocromo P-450. O cetoconazol aumenta o efeito anticoagulante do warfarin, prolonga a duração da atividade da metilprednisolona e diminui as concentrações séricas da teofilina em alguns pacientes. Os níveis de ciclosporina podem ser aumentados pelo cetoconazol.

Contra-indicações:

Não deve ser administrado em fêmeas prenhes.

Apresentação

Blister contendo 10 ou 20 comprimidos, acondicionados em cartucho.

Classe Terapêutica

ANTIMICROBIANOS GERAIS; ANTIFÚNGICOS E ANTIPROTOZOÁRIOS (COCCIDIOS, FLAGELADOS)

SAC
21-34197329