Bulavet

Milhares de bulas de medicamentos veterinários

VETASET®

ZOETIS INDÚSTRIA DE PRODUTOS VETERINÁRIOS LTDA

Classes
Caninos, Eqüinos, Felinos
Registro
6.278 em 09/02/98
Responsável Técnico
Renato Beneduzzi Ferreira - CRMV: SP-1.695
Princípio(s) Ativo(s)

CETAMINA (QUETAMINA)

Fórmula

Cada 10 mL contém:

Cetamina (cloridrato) ......................................... 1,0 g(*)

Veículo q.s.p. ..................................................... 10,0 mL

( *) equivalente em cetamina base

Indicações

VETASET ® é um agente anestésico dissociativo, de ação rápida, indicado para uso em cães, gatos e equinos, para contenção ou como agente anestésico para diagnóstico ou pequenas e rápidas intervenções cirúrgicas, que não requeiram relaxamento da musculatura esquelética.

VETASET ® é indicado também para uso em primatas, para contenção.

Dosagem

Cães: doses recomendadas de 5 a 15 mg/kg, por via IM, (variando de acordo com o uso de medicações préanestésicas e outras associações).

Gatos: recomenda-se uma dose de 11 mg/kg, via IM para atingir a contenção. Doses de 22 a 33 mg/kg produzem anestesia adequada para diagnóstico ou pequenas intervenções cirúrgicas que não requeiram relaxamento da musculatura esquelética.

Equinos: recomenda-se a dose de 2,2 mg/kg, via IV (variando de acordo com o uso de medicações préanestésicas e outras associações).

Primatas: as doses recomendadas para contenção em diferentes espécies são: _ Cercocebus torquatus _ (macaco mangabei), _ Papio cynocephalus _ (macaco babuíno), _ Pantroglodytes verus _ (chimpanzé), Papio anubis (babuíno verde), _ Pongo pigmaeus _ (orangotango), _ Macaca nemestrina _ (macaco cauda de porco): 5 a 7,5 mg/kg; _ Presbytis entellus _ (macaco langus): 3 a 5 mg/kg; _ Gorilla gorilla _ (gorila): 7 a 10 mg/kg; _ Aotus trivirgatus _ (macaco da noite): 10 a 12 mg/kg; _ Macaca mullata _ (macaco rhesus): 5 a 10 mg/kg; _ Cebus capucinus _ (macaco prego): 13 a 15 mg/kg; _ Macaca fascicularis _ (macaco comedor de caranguejo), _ Macaca radiata _ e _ Saimiri sciureus _ (macaco de cheiro): 12 a 15 mg/kg.

As dosagens e vias de administração podem ser alteradas a critério do Médico Veterinário.

Administração

Cães: via Intramuscular
Gatos: via Intramuscular
Equinos: via Intravenoso
Primatas: via Intramuscular
As dosagens e vias de administração podem ser alteradas a critério do Médico Veterinário.

Precauções

Contra-Indicações:

VETASET ® não deve ser usado em animais que sofram de insuficiência renal ou hepática. Por ser um produto metabolizado no fígado e excretado pelos rins, qualquer patologia hepática ou renal pré-existente ou prejuízo na função desses órgãos poderá resultar em anestesia prolongada, relacionada com complicações. Não é recomendado para cadelas e gatas em estágio avançado de prenhez.

Precauções:

Não exceder a dose de 50 mg/kg em gatos e 40 mg/kg em primatas. Não utilizar VETASET ® como único agente anestésico em equinos. Para evitar reações, o animal não deve ser estimulado por sons e movimentos durante o período de recuperação. Porém, isso não impede o monitoramento dos sinais vitais. É importante o monitoramento dos animais durante a indução, a manutenção e a recuperação da anestesia. Durante o período de anestesia, os animais permanecem com os olhos abertos e pupilas dilatadas. Proteger os olhos com gazes estéreis umedecidas.

Reações adversas e interações medicamentosas:

Foram ocasionalmente descritas depressão respiratória, parada cardíaca e morte com uso de cetamina como agente único e mais frequentemente associada a sedativos e outros anestésicos. Se eventualmente ocorrer depressão respiratória excessiva com cianose, deverão ser prontamente instituídas medidas de ressuscitação, sendo recomendada ventilação pulmonar adequada, usando oxigênio, se disponível. As reações relatadas incluem emese, salivação, vocalização, recuperação prolongada ou com distúrbios, espasticidade, convulsões, tremores musculares, hipertonicidade, opistótono, dispnéia e parada cardíaca. No gato, movimentos mioclônicos e/ou convulsões podem ser controlados com barbitúricos de ação ultra curta. Os barbitúricos deverão ser administrados por via endovenosa em dose de 1/6 a 1/4 da dose usual. Acepromazina também pode ser utilizada. A salivação, frequente em gatos medicados com VETASET ® , pode ser controlada através do uso de atropina. Embora informações recentes

indiquem que alguns derivados da fenotiazina podem potencializar os efeitos tóxicos dos compostos organofosforados contidos em coleiras antipulgas e em certos antelmínticos, novos estudos indicaram que o cloridrato de cetamina, utilizado como agente único, não tem essa capacidade. O uso de medicações pré- anestésicas permite a redução da dosagem indicada.

Conservação:

Deve ser mantido em sua embalagem original, em temperatura ambiente (15°C a 30°C) e protegido da luz solar. Manter fora do alcance de crianças e animais domésticos.

Período de Carência:

Equinos:

Abate: Este produto não deve ser aplicado em equinos destinados ao consumo humano.

A utilização do produto em condições diferentes das indicadas na bula pode causar a presença de resíduos acima dos limites aprovados, tornando o alimento de origem animal impróprio para o consumo humano.

Venda sob prescrição obrigatória e aplicação sob orientação do Médico Veterinário.

Apresentação

Frasco-ampola de vidro contendo 10 ml.

Classe Terapêutica

ANESTÉSICOS, SEDATIVOS E SIMILARES

SAC
0800 011 1919