Bulavet

Milhares de bulas de medicamentos veterinários

PANOLOG

NOVARTIS SAÚDE ANIMAL LTDA

Classes
Caninos, Felinos
Registro
1065 em 06/02/80
Responsável Técnico
Denis Frota Daflon - CRMV: SP 23802
Princípio(s) Ativo(s)

NISTATINA

NEOMICINA

TRIAMCINOLONA

Fórmula

Cada mL contém:

Nistatina .................................................................... ...........100.000 unidades

Sulfato de neomicina, equivalente à neomicina base ....................2,5 mg

Tiostrepton .................................................................. ................2.500 unidades

Acetonil triamcinolona ....................................................................1,0 mg

PANOLOG associa seus princípios ativos em um veículo protetor, não irritante, o _ Plastigel _ (gel de petrolato branco), um polietileno a base de gel de óleo mineral.

Indicações

Em virtude de seus 4 ingredientes ativos, PANOLOG produz quatro efeitos terapêuticos básicos: antiinflamatório, antipruriginoso, antifúngico e antibacteriano. A acetonil triamcinolona é um potente corticosteróide sintético, fornecendo alívio sintomático rápido e prolongado após a administração tópica. A inflamação, o edema e o prurido cessam prontamente, permitindo a cura das lesões. A nistatina é o primeiro antibiótico antifúngico bem tolerado e de eficácia segura para o tratamento de infecções causadas por _ Candida albicans _ (Monilia). A nistatina é fungistática "In vitro" contra uma variedade de leveduras ( _ Malassezia pachydermatis _ ) e fungos leveduriformes, incluindo muitos fungos patogêncos a animais. Contra bactérias não apresenta atividade apreciável. O tiostrepton tem grande atividade contra microrganismos Gram-positivos, incluindo muitos que são resistentes a outros antibióticos. A neomicina exerce ação contra ampla variedade de bactérias Gram-positivas e Gram-negativas. Em associação eles fornecem terapia compreensiva contra microrganismos responsáveis pela maioria das infecções bacterianas superficiais.

PANOLOG é particularmente útil no tratamento das otites externas agudas e crônicas de etiologias variadas e cistos interdigitais em cães e gatos, bem como infecções da glândula anal dos cães.
O produto também é indicado no tratamento de doenças dermatológicas caracterizadas por inflamação e dermatite seca ou exsudativa particularmente nas causadas, complicadas ou ameaçadas por infecções bacterianas, micóticas ou candidíase ( _ Candida albicans _ ). Também deve ser usada em dermatite eczematosa, dermatite de contato, dermatite seborréica e também como coadjuvante no tratamento da dermatite causada por infestação de parasitas externos.

Dosagem

A frequência da administração depende da gravidade da afecção. Nas infecções agudas, PANOLOG deve ser aplicado de uma a duas vezes ao dia durante 5 dias.

Em casos crônicos o tratamento deverá se estender por período mínimo de 21 dias.

Otite externa
Limpar o conduto auditivo removendo o tampão de cerúmen. Examinar o conduto e remover quaisquer corpos estranhos. Instilar 3 a 5 gotas de PANOLOG .

O uso preliminar de um anestésico local pode ser recomendado. A dose recomendada é de 2 gotas instiladas na orelha anteriormente à limpeza.

Glândulas anais infectadas, áreas císticas, etc.
Drenar a glândula ou cisto e em seguida preencher com PANOLOG , durante três dias consecutivos. Após este período, realizar uma aplicação semanal, durante duas ou três semanas.

Outras doenças dermatológicas
Limpar as áreas afetadas, removendo qualquer secreção ou exsudato incrustado. aplicar PANOLOG numa camada delgada.

Administração

Vide acima

Precauções

PANOLOG não se destina ao tratamento de abscessos ou infecções de localizão profunda, como a inflamação de vasos linfáticos. Nestas infecções, terapia antibiótica parenteral é a indicada. PANOLOG é bem tolerada. Reações cutâneas atribuidas a seu uso são extremamente raras. A ocorrência de reações sistêmicas raramente representa problema com a administração tópica. É evidente que os corticosteróides podem ser absorvidos após a aplicação tópica, podendo causar efeitos sistêmicos. Portanto, um animal recebendo terapia com PANOLOG deve ser observado cuidadosamente para sintomas de polidipsia, poliúria e aumento de peso corpóreo. Em geral, PANOLOG , não é recomendado para o tratamento de ferimentos profundos ou causados por punção ou queimaduras sérias.
Hipersensibilidade à neomicina pode ocorrer. Se vermelhidão, irritação ou edema persistem ou são exacerbados deve-se interromper seu uso. Não usar esta pomada na presença de pus, visto que a droga pode permitir a propagação da infecção.

Manter esta e todas as medicações fora do alcance de crianças e animais domésticos.

Vencimento
2 (dois) anos a partir da data da fabricação.

Apresentação

PANOLOG é apresentado em tubos de 15 mL, cada tubo tem ponta cega para fácil aplicação.

Classe Terapêutica

ANTIMICROBIANOS GERAIS; ANTIFÚNGICOS E ANTIPROTOZOÁRIOS (COCCIDIOS, FLAGELADOS)

SAC
0800 888 8280