Bulavet

Milhares de bulas de medicamentos veterinários

FENILBUTAZONA OF

OUROFINO SAÚDE ANIMAL LTDA.

Classes
Eqüinos
Registro
6.584/98
Responsável Técnico
Dra. Sandra Barioni Toma - CRMV: SP 14.817
Princípio(s) Ativo(s)

FENILBUTAZONA

Fórmula

Cada 100 ml contém:

Fenilbutazona.................................... 20,00 g

Veículo q.s.p......................................100,00 ml

Indicações

FENILBUTAZONA OF é indicado no tratamento do processo inflamatório, febre e dor em equinos. Apresenta ação antiinflamatória, analgésica e antipirética.

Dosagem

Eqüinos: Aplicar somente pela via intravenosa lenta, na dosagem de 4,4 mg/kg, ou seja ,1 ml/ 45 kg de peso corporal por dia, durante 3 a 5 dias. No primeiro dia de tratamento, podem ser administrados 4,4 mg/kg duas vezes, com um intervalo de 12 horas, o que constitui “dose de ataque”. Não ultrapassar a dosagem de 4,0 g de Fenilbutazona por animal/ dia. Caso não haja efeito clínico significativo em 5 dias, deve-se reavaliar o diagnóstico e o tratamento.

Administração

Aplicar pela via intravenosa lenta.

Precauções

Contra indicações e limitações de uso: o produto não deve ser aplicado em animais que apresentam hipersensibilidade aos componentes da formulação. Não é indicado para animais que apresentem graves disfunções hepáticas ou renais, lesão cardíaca grave ou aqueles com evidência de distúrbio hematológico. A fenilbutazona causa retenção de sódio e cloreto com consequente redução do volume urinário podendo causar edema em alguns casos. A excreção do potássio não é alterada. O volume plasmático pode aumentar em até 50%, desta forma, deve-se atentar para o desenvolvimento de descompensação cardíaca e edema pulmonar agudo.
Precauções : obedecer às dosagens recomendadas para uso do produto. Somente o médico veterinário está apto a fazer alterações nas dosagens do produto. Após aberto, o produto deve ser utilizado em 06 meses. Aplicações simultâneas de fenilbutazona com outros anti-inflamatórios não hormonais, levam a uma interação sinérgica, potencializando os efeitos de ambas, podendo acarretar uma superdosagem. O uso prolongado de fenilbutazona, sem acompanhamento, pode causar discrasias sanguíneas graves. Não deve ser administrado perivascularmente, podendo causar flebites e necroses. Utilizar com cuidado em potros devido ao aumento na incidência de hipoproteinemia e ulceração gastrintestinal. Potros com altas cargas parasitárias ou que estejam desnutridos estão mais susceptíveis aos efeitos adversos. Não utilizar o protudo com prazo de validade vencido.

Reações adversas: não são esperadas reações adversas com o uso do produto dentro da posologia recomendada, entretanto reações de hipersensibilidade individuais podem eventualmente ocorrer. Em caso de má administração de doses ou intoxicações acidentais poderão ocorrer efeitos adversos como erosões e úlceras orais e gastrintestinais, hipoalbuminemia, diarreia, anorexia e efeitos renais. O tratamento deve ser interrompido aos primeiros sinais de reações adversas.
Interações medicamentosas : o uso concomitante com anti-inflamatórios não esteroidais pode aumentar o potencial para reações adversas. A fenilbutazona pode antagonizar o aumento do fluxo sanguíneo renal causado pela ação da furosemida. A administração concomitante com drogas hepatotóxicas pode aumentar as chances de desenvolver hepatotoxicidade. A fenilbutazona pode aumentar o risco de reações adversas hematológicas e renais. A fenilbutazona poderia deslocar as sulfonamidas, os anticoagulantes e hipoglicemiantes orais de seu sítio de ligação com as proteínas plasmáticas, aumentando o risco de efeitos adversos. A fenilbutazona pode deslocar o warfarin das proteínas plasmáticas aumentando o risco de hemorragia. A fenilbutazona e a oxifenilbutazona podem interferir com a função de testes da tireóide por competir com a tiroxina em seu sítio de ligação ou por inibir a captação de iodo pela tireóide.

Período de carência: Não administrar o produto em eqüinos produtores de carne para o consumo humano.
A utilização do produto em condições diferentes das indicadas nesta bula pode causar a presença de resíduos acima dos limites aprovados, tornando o alimento de origem animal impróprio para o consumo.

Venda sob prescrição e aplicação sob orientação do Médico Veterinário. Conservar em local seco e fresco, ao abrigo da luz solar, fora do alcance de crianças e animais domésticos.

Apresentação

Frasco ampola de 100 ml.

Classe Terapêutica

ANTI-INFLAMATÓRIOS, ANTI-PIRÉTICOS, ANTI-ALERGICOS E ANALGÉSICOS

SAC
0800 9412000