Bulavet

Milhares de bulas de medicamentos veterinários

FOOTVAC

HIPRA SAÚDE ANIMAL LTDA.

Classes
Caprinos, Ovinos
Registro
Licenciado no MAPA sob nº. 2556 em 12/08/1986.
Responsável Técnico
Claudio Chiminazzo - CRMV: RS 04137
Princípio(s) Ativo(s)

VAC. FOOT-ROT

Fórmula

Suspensão do antígeno inativado _ Dichelobacter nodosus _ , sorogrupos B, D e E e veículo oleoso q.s.p. 2 mL.

Indicações

Para a prevenção do FOOT-ROT (Pietin) dos ovinos.

O Foot-Rot (FR) é uma doença crônica, necrosante da epiderme interdigital e matriz do casco dos ovinos. A doença é causada pelo _ Dichelobacter nodosus _ - germe gram negativo anaeróbio. Estima-se que _ D. nodosus _ não sobrevive no solo por mais de 5 dias, mantendo-se na natureza em cascos de ovinos. A principal característica do Foot-Rot é a manqueira dos animais. Nos casos iniciais a pele entre os cascos se mostra inflamada e a lesão progride para a parte posterior do casco (casco mole) promovendo o deslocamento deste. Nos casos graves`há a generalização da lesão com deslocamento de todo o casco e posterior miíases (bicheiras). O FR pode atacar simultaneamente dois ou mais cascos de um mesmo animal, levando a dificuldades de locomoção, diminuição da produção de lã e de carne. A enfermidade se transmite principalmente nas estações úmidas com temperatura amena e associada ao manejo intensivo de ovinos.

Dosagem

Ovinos adultos e cordeiros a partir dos 3 meses: 2 mL/animal.

Para regiões sul/sudeste/norte: fazer 2 aplicações antes do período das chuvas, com intervalo de 30 dias. Repetir semestralmente.

Para as regiões nordeste/centro-oeste: fazer 2 aplicações antes do período das chuvas com intervalo de 30 dias. Dose de reforço após 6 meses.

A aplicação deve ser estratégica e preventiva, anterior aos períodos do ano favoráveis ao aparecimento da doença (antes do período das chuvas).

É aconselhável o uso de agulhas 15 x 15.

A vacinação é uma medida preventiva e deverá ser precedida de um plano de manejo sanitário que consiste em aparar os cascos de todos os ovinos e passá- los em pedilúvio com produto bactericida (formol 5%). Animais cronicamente infectados devem ser eliminados por ser a principal fonte de infecção do rebanho.

A imunidade da vacina tem duração de 6 meses.

Administração

Via subcutânea (região da axila ou virilha).

Precauções

Não deve ser aplicada em animais enfermos, convalescentes e em outras situações que possam caussar estressem nestas condições, a resposta da vacina pode não atingir níveis adequados.

A vacina deve ser conservada entre 2ºC e 8ºC até o momento da aplicação, e durante a vacinação deve ser mantida em caixa com gelo à sombra.

Não congelar a vacina.

Agitar o frasco antes do uso.

Manter fora do alcance de crianças.

Para os casos de ocorrência de anafilaxia (comum no uso de vacinas), recomenda-se o tratamento com epinegrina (adrenalina) na dose de 0,01 mg/Kg de peso corporal associado a um tratamento sintomático.

Apresentação

Cartucho contendo frasco de 80 mL.

Classe Terapêutica

VACINAS, CORANTES E DILUENTES (BIOLÓGICOS)

SAC
08006444501