Bulavet

Milhares de bulas de medicamentos veterinários

CELESPORIN 600 MG

OUROFINO SAÚDE ANIMAL LTDA.

Classes
Caninos
Registro
n.º 8.767 em 15/01/04.
Responsável Técnico
Dr. Sandra Barioni - CRMV: SP 14.817
Princípio(s) Ativo(s)

CEFALEXINA

Fórmula

Fórmula:

Cada comprimido de 1000 mg contém:

Cefalexina (monohidrato).................................................. 600 mg

Excipiente q.s.p. .......................................................... 1000 mg

Indicações

Indicações: CELESPORIN 600 mg é uma cefalexina; antibiótico cefalosporínico de ampla ação, indicado no tratamento das seguintes infecções que acometem cães e gatos: Profilaxia das infecções de pele de origem traumática ou cirúrgica. Profilaxia no pré e pós-operatórios. Infecções de pele específicas: Piodermites superficiais, piodermites profundas, impetigo, celulite juvenil e foliculites bacterianas causadas por _ Staphylococcus aureus, S. epidermidis, S. intermedius, Escherichia coli, Streptococcus _ spp, _ Pasteurella multocida e Proteus mirabilis _ . Otites: _ Proteus mirabilis, Staphylococcus intermedius, Escherichia coli, e Corynebacterium _ spp. Infecções urinárias: Nefrites e cistites causadas por _ Staphylococcus aureus, Escherichia coli, Klebsiella _ spp e _ Proteus mirabilis _ . Infecções respiratórias: Pneumonias causadas por _ Escherichia coli, Klebsiella pneumoniae e Staphylococcus _ spp. Infecções do aparelho locomotor: Artrites sépticas, osteomielites e discoespondilites causadas por S _ taphylococcus _ spp, _ Pasteurella spp, Proteus mirabilis e Escherichia coli _ .

Dosagem

Modo de uso e dosagens: CELESPORIN 600 mg deve ser administrado por via oral, na dosagem de 1 comprimido para cada 20 kg de peso corporal; ou seja, 30 mg de cefalexina por kg de peso corporal, de 12 em 12 horas ou a critério do médico veterinário. A dosagem, bem como a duração e o intervalo de tratamento, poderão ser ajustados de acordo com o tipo e a gravidade da infecção, sob orientação do médico veterinário. Em infecções mais brandas recomenda-se o tratamento por 07 dias. Nos quadros mais severos podem ser necessários até 30 dias de tratamento, ou a critério do médico veterinário. Os comprimidos podem ser administrados junto com uma pequena porção de alimento. Recomendamos a continuidade do tratamento por até 48 horas após o desaparecimento do quadro clínico.

Administração

Via oral.

Precauções

Precauções: Obedecer às dosagens recomendadas para o uso do produto. Utilizar somente com o acompanhamento médico veterinário, em cadelas e gatas prenhes ou em fase de amamentação.

Reações adversas: Reações adversas relacionadas com as cefalosporinas são de baixa ocorrência e, na sua maioria, estão relacionadas à hipersensibilidade, desaparecendo com a interrupção do tratamento. Raramente, são observados transtornos gastrintestinais com a administração oral da cefalexina, como náuseas, vômitos e diarréia, que podem ser evitados com a administração da droga com pequena quantidade de alimento. Conservar em local seco e fresco, entre 5ºC e 30ºC, ao abrigo da luz solar, fora do alcance de crianças e animais domésticos. Venda sob prescrição do médico veterinário.

Interações medicamentosas: Quando administrada conjuntamente à furosemida, pode ocorrer aumento da nefrotoxicidade da cefalexina. Quando associada a anticoagulantes orais, pode ocorrer trombocitopenia. Quando associada a macrolídeos, pode haver inibição do efeito bactericida da cefalexina. Quando associada à probenicida pode haver aumento dos níveis séricos e meia-vida da cefalexina. Podem ocorrer antagonismos, quando se associa a cefalexina à penicilina ou tetraciclina.

Contra indicações e limitações de uso: Não administrar a animais que possuam histórico de hipersensibilidade às cefalosporinas. Usar com cuidado em animais hipersensíveis a outros antibióticos beta-lactâmicos (penicilinas, cefamicinas, carbapenens). Não administrar cafalexina via oral em animais com septicemia, choque ou outra doença grave que diminua a absorção do medicamento pelo trato gastrintestinal. Em animais com insuficiência renal, a dose deve ser reduzida e o tratamento deve ser acompanhado pelo médico veterinário. Período de carência: não se aplica.

Apresentação

Cartucho contendo 01, 02, 03 ou 04 blísters com 10 comprimidos cada. Display contendo 05 ou 10 blísters com 10 comprimidos.

Classe Terapêutica

ANTIMICROBIANOS GERAIS; ANTIFÚNGICOS E ANTIPROTOZOÁRIOS (COCCIDIOS, FLAGELADOS)

SAC
0800 9412000