Bulavet

Milhares de bulas de medicamentos veterinários

BRINCO MOSQUICIDA NA MOSCA

OUROFINO SAÚDE ANIMAL LTDA.

Classes
Bovino
Registro
9.022/2005
Responsável Técnico
Dr. Fausto Eduardo Fonseca Terra - CRMV: CRMV-SP 10.300
Princípio(s) Ativo(s)

DIAZINON

Fórmula

Fórmula:

Cada brinco de 15 g contém:

Diazinon ..............................................................6,0 g

Veículo q.s.p ......................................................15,0 g

Indicações

BRINCO MOSQUICIDA NA MOSCA é um brinco para fixação na orelha de bovinos, que permite uma liberação lenta do diazinon, parasiticida extremamente ativo, indicado no controle e eliminação de infestações pela mosca-dos-chifres ( _ Haematobia irritans _ ), inclusive às resistentes aos inseticidas piretróides.

BRINCO MOSQUICIDA NA MOSCA é indicado também para o controle de infestações por mosca dos estábulos ( _ Stomoxys calcitrans _ ); mosca da face ( _ Musca autumnalis _ ); mutuca ( _ Tabanus sp _ ) e carrapato da orelha ( _ Otobius megnini _ ).

Dosagem

Os brincos devem ser aplicados em uma das orelhas dos animais, com o auxílio de um aplicador, de maneira que sua fixação ocorra entre a segunda e a terceira cartilagem da orelha. Intervalos para as trocas de brincos: A freqüência com que os brincos deverão ser trocados dependerá da infestação e do manejo integral da praga baseado no limiar de infestação e na dinâmica populacional. Em média, os brincos deverão ser trocados após quatro meses decorridos da sua fixação, pois a partir deste período a queda da concentração de ativo nos brincos pode ocasionar resistência por parte dos parasitas.

Administração

Os brincos devem ser aplicados em uma das orelhas dos animais, com o auxílio de um aplicador, de maneira que sua fixação ocorra entre a segunda e a terceira cartilagem da orelha.

Precauções

Obedecer às recomendações de uso do produto. Os brincos devem ser armazenados nas embalagens originais, em ambientes frescos, evitando-se a incidência de raios solares diretos. Conservar o produto longe do alcance de crianças e animais domésticos. Utilizar todos os brincos imediatamente após a abertura da embalagem. Brincos usados deverão ser descartados após serem envolvidos em saco plástico ou em várias folhas de papel jornal. Não guardar o produto junto de alimentos, bebidas, medicamentos, produtos de higiene ou domésticos. Não contaminar rios e outros cursos de água. Produto tóxico para peixes e aves. Evitar contato com a pele ou com os olhos utilizando luvas descartáveis para a aplicação dos brincos. Não fumar quando estiver manuseando o produto. Lavar as mãos abundantemente com água e sabão imediatamente após manusear o produto, bem como antes de comer, beber ou fumar. Se ocorrer contato com os olhos, lavá-los abundantemente com água corrente e procurar atendimento médico se a irritação persistir. Se ocorrer ingestão acidental procurar imediatamente atendimento médico.

Contra-indicações e limitações de uso: Não utilizar em animais com menos de 3 meses de idade, pois sua fixação pode acarretar algum dano às orelhas destes animais.

Interações medicamentosas: Fármacos que ativam os receptores colinérgicos e relaxantes musculares periféricos devem ser evitados quando se fizer uso de organofosforados. Tranqüilizantes fenotiazínicos aumentam a toxicidade dos organofosforados. A succinilcolina e outros agentes bloqueadores musculares podem potencializar os efeitos nicotínicos dos organofosforados.

Reações adversas: Os organofosforados podem ocasionar efeitos adversos como salivação, lacrimejamento, micção, defecação, dispnéia, fasciculação, ataxia e convulsões em casos de má administração de doses ou intoxicações acidentais.

Período de carência: Não há período de carência. Os brincos deverão ser retirados antes do abate dos animais.

Informações para uso médico: O diazinon é um organofosforado, inibidor da colinesterase, podendo-se utilizar o sulfato de atropina como antídoto.

Conservar em local seco e fresco, à temperatura ambiente, ao abrigo da luz solar direta, fora do alcance de crianças e animais domésticos. Venda sob prescrição e aplicação sob orientação do médico veterinário.

Apresentação

Sachês laminados com 10 ou 20 brincos de 15 gramas cada acondicionados ou não em cartuchos. Cada cartucho contém 2 sachês.

Classe Terapêutica

ECTOPARASITICIDAS (ANTI-PARASITÁRIOS)

SAC
0800 9412000